domingo, 22 de outubro de 2017

Educação Física e Mídia


Educação Física e Mídia
  O conceito de imagem corporal remete que cada um tem o seu corpo e para se formar esse conceito cada individuo precisa ter conhecimentos básicos tanto das estruturas anatômicas como dos movimentos e funções de cada parte do corpo.

 A Mídia: “Esta trata-se de um forte elemento mediador entre a sociedade e as pessoas, e com o seu fácil acesso - que acontece através dos meios de comunicação, como a televisão, rádio, jornais e revistas - consegue produzir conceitos com relação a valores sociais e estilo de vida interferindo no consumo de produtos, na forma de vestir, agir, na escolha das atividades físicas, na alimentação, etc., levando, assim, informações que auxiliam na construção da subjetividade humana, entre eles os padrões corporais ideais”. (Teixeira, 2014).

Clique Aqui

terça-feira, 17 de outubro de 2017

Lazer e Jogo
A palavra Lazer  deriva do latim licere, ou seja, "ser lícito", "ser permitido" que corresponde ao tempo de folga, de passatempo, de ócio, de descanso, distração ou entretenimento, de uma pessoa.

O lazer é visto como um conjunto de ocupações às quais o indivíduo desenvolve de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais".

domingo, 6 de agosto de 2017

HISTÓRIA DA GINÁSTICA




HISTÓRIA DA GINÁSTICA
A ginástica, enquanto atividade física, tem suas origens na Antiguidade, uma vez que os exercícios típicos do esporte já eram desempenhados pelos homens pré-históricos com o intuito de se protegerem de ameaças naturais. A evidência mais antiga da existência da Ginástica é datada de 2700-1400 antes de Cristo.
Por volta de 2600 a.C., especialmente em civilizações orientais, os exercícios da ginástica passaram a fazer parte de festividades, jogos e rituais religiosos.

A palavra ginástica é originária do grego “gymnádzein”, que significa treinar e, em sentido literal, exercitar-se nu (forma como os gregos exercitavam-se no período em que a ginástica se destacou).

CLIQUE AQUI

terça-feira, 23 de maio de 2017

Esporte como Trabalho



Esporte como Trabalho
História
O esporte faz parte da vida humana há milênios e  tudo começou com o objetivo de trabalhar o corpo e a mente. Registros históricos mostram que a prática já era descrita por povos que viveram há 3 mil anos a.C. Entretanto, os primeiros a sistematizarem o esporte como competição foram os gregos. Foram eles que deram origem aos primeiros Jogos Olímpicos,  que teve inicio no ano de 776 a.C.
A partir de então iniciaram as competições e o esporte passou a ter regras e consequentemente vencedores e perdedores. As Olimpíadas receberam esse nome porque  estas aconteceram em um vilarejo grego chamado Olímpia. Os Jogos Olímpicos antigos eram formados por uma série de competições realizadas entre representantes de várias cidades - estado da Grécia antiga. Tratava-se de um evento esportivo e também religioso onde eram realizados rituais de honra a Zeus, o deus do Olimpo.

Hoje os Jogos Olímpicos são um grande evento internacional que acontece a cada 4 anos e é formado por esportes de verão e de inverno, no qual atletas de diferentes países participam de competições.

Clique Aqui

segunda-feira, 22 de maio de 2017

INCLUSÃO E EXCLUSÃO NO ESPORTE

INCLUSÃO E EXCLUSÃO NO ESPORTE
O esporte atualmente é considerado como uma ferramenta de inclusão social. Porém, transformá-lo de fato em  uma ferramenta de inclusão social é o grande desafio. A utilização do esporte ao longo da história sempre foi o de atender a diversos interesses, a  captação de votos ou de recursos financeiros, atividades militares, entre outras situações. Nesse contexto podemos dizer que o esporte torna-se excludente, pois, beneficia alguns poucos em detrimento da grande maioria, pois essa minoria que pratica é  beneficiada.   Enquanto  que  a  maioria que assiste é marginalizada. É a inversão que se dá quando  prioriza  o  alto  rendimento  e  a  pirotecnia das grandes e absurdas realizações. A base do desporto educacional prioridades constitucionais,  acabam prejudicados.  E o pior é que tudo isso acontece com o respaldo de grande parte da  mídia.
O esporte, como instrumento pedagógico de inclusão, precisa se integrar às finalidades gerais da educação, de desenvolvimento das individualidades, de formação para a cidadania e de orientação para a prática social.

Clique Aqui

Cultura e Esporte


Cultura e Esporte
Educação caminha lado a lado com cultura, desporto e entretenimento. Nesse âmbito fazem-se necessários investimentos públicos e privados no sentido de expandir e alicerçar essa parceria vitoriosa.

O esporte é um fenômeno social universal.  Presente em todos os países, dos mais ricos aos mais pobres, dos  mais  aos  menos  desenvolvidos.  A globalização do  esporte  supera  as  barreiras  de  gêneros, crenças religiosas, linguagem, etnias, e é a única atividade humana que capaz de mobilizar mais de 2 bilhões de pessoas em um evento. O esporte deve  ser  entendido  como  patrimônio  cultural  dinâmico  da  humanidade,  porque  é  criado, transmitido e transformado pelo homem ao longo dos tempos. Hoje, não é mais possível compreender o esporte de maneira única, pois apresenta diversos significados para a sociedade atual, podendo ser diversão, lazer, educação, espetáculo midiático, exercício para a saúde, entre outras possibilidades de práticas. O esporte, como cultura universal, tornou - se diverso e, portanto, complexo.
Clique Aqui

terça-feira, 21 de março de 2017

Atividade física e a procura de uma qualidade de vida 3º Ano



Atividade física e a procura de uma qualidade de vida

Atividade física é definida como "qualquer movimento corporal” que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso. Atualmente, o termo refere-se em especial aos exercícios executados com o fim de manter a saúde física, mental e espiritual, ou seja, a "boa forma física e mental". Toda e qualquer atividade deve ser controlada por profissionais da área de Educação Física, que está associada diretamente a melhorias da saúde e condições físicas dos praticantes.


Clique Aqui

História do Corpo 2º ano

História do Corpo

A questão do corpo não é uma questão isolada, da questão do ser humano. Para se tratar do corpo, é  impossível não pensar no ser humano. Esta vinculação estreita, talvez, tenha merecido maior atenção exatamente quando se unificou a condição humana ao corpo ou à corporeidade.

A história do corpo começa quando a humanidade tomou consciência de si mesmo, isto é, quando se reconheceu a si mesmo através da imagem que fez de si. Antes, o ser humano se assumia como corpo vivo como qualquer outro ser vivente. O reconhecimento de si mesmo, se deu através de um certo distanciamento de si mesmo. Este seria o processo de apreensão cognitiva de qualquer realidade. Por este processo, o ser humano criou uma representação de si mesmo que o distingue de todos os outros seres do universo.