quinta-feira, 30 de julho de 2015

MUSCULAÇÃO




A história da musculação é muito antiga, existem relatos históricos que datam do início dos tempos e que afirmam a prática da ginástica com pesos. Em escavações na cidade de Olímpia  foram encontradas pedras com entalhes para as mãos permitindo aos historiadores intuir que pessoas utilizavam o treinamento com pesos. Foram encontradas esculturas datadas de 400 anos antes de Cristo que relatam formas harmoniosas de mulheres, e homens mostrando preocupação estética já naquela época. Há relatos e gravuras  de jogos de arremessos de pedras que datam de 1896 A.C e em paredes de capelas funerárias do Egito relatam que a 4.500 anos atrás homens levantavam pesos  (sacos de areia ou pedras) na forma de exercícios.

segunda-feira, 27 de julho de 2015

GINÁSTICA AERÓBICA



A ginástica aeróbica competitiva ou esportiva surgiu nos Estados Unidos na década nos meados  1960 e 1970 onde o  Dr. Keneth Cooper, médico norte-americano especializado em capacitação física, estudou os benefícios da atividade aeróbica. Através de inúmeros métodos, Cooper comprovou a eficácia dos exercícios aeróbicos para o emagrecimento e melhoria das condições cardiovasculares das pessoas.

Ao entender que era possível aliar esses dois benefícios as pessoas começaram a praticar exercícios aeróbicos como corrida e caminhada. De olho neste novo filão de mercado as academias de ginástica incluíram a música e passos de dança nos exercícios e assim, por volta da década de 1980, estava criada a ginástica aeróbica.