segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

HISTORIA DA NATAÇÃO

NATAÇÃO

HISTÓRICO


O surgimento da natação vem desde que o humano é humano, ou seja, desde a pré-história, o homem já nadava, com a finalidade de recolher alimento, ou para fugir de um perigo em terra, lançando-se no meio liquido e nele se deslocando. O movimento de braços e pernas dentro da água já era praticado em comunidades primitivas, em que os homens nadavam para fugir de predadores para garantirem sua sobrevivência e até mesmo por diversão.  Saber nadar era mais uma arma de que o homem dispunha para sobreviver. Os povos antigos (assírios, egípcios, fenícios, ameríndios, etc.) eram exímios nadadores.

HIGIENE


Higiene é um conjunto de conhecimentos e técnicas para evitar doenças infecciosas usando desinfecção, esterilização e outros métodos de limpeza com o objetivo de conservar e fortificar a saúde. A palavra higiene se origina da deusa “Hygia”, da mitologia grega, filha de Esculápio e irmã de Panacéia. De acordo com a mitologia, Panacéia se dedicava ao ajudar o pai na colheita de ervas medicinais e tratamento das enfermidades, enquanto Hygia preocupava-se em ensinar o povo os meios de conservar a saúde, evitando-se a utilização de medicamentos, e priorizando a adoção de medidas preventivas, para melhorar a qualidade de vida.

ATIVIDADE FÍSICA



           Atividade Física é definida como um conjunto de ações que um indivíduo ou grupo de pessoas pratica envolvendo gasto de energia e alterações do organismo, por meio de exercícios que envolvam movimentos corporais, com aplicação de uma ou mais aptidões físicas, além de atividades mental e social, de modo que terá como resultados os benefícios à saúde (Marcello Montti).
A melhor maneira de controlar o peso é a combinação de boa alimentação com exercícios físicos e não apenas um ou outro. O ideal é fazer um pouco de atividade física todos os dias, ou pelo menos três vezes por semana.


CLIQUE AQUI